Câmara Municipal Quatro Barras | Paraná
Câmara Municipal Quatro Barras | Paraná
Área restrita:  Webmail  |  Administrativo
Busca

Notícias

05/05/2017 - 14:46:56

PALESTRA E PASSEATA DE CONSCIENCIZAÇÃO CONTRA O JOGO “BALEIA AZUL”, CONTOU COM O APOIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE QUATRO BARRAS

Na quinta (27) as 18:00, funcionários da Secretaria da Educação, incluindo a senhora Secretária, Adriana de Araújo Túlio, estiveram presentes no auditório da Câmara Municipal para participar de Palestra com a Psicóloga Arlene Carignano. Debateu-se sobre depressão entre os jovens e como essas pessoas, muitas vezes isoladas ou excluídas do grupo, são alvos fáceis, seduzidos pelo tenebroso jogo  “Baleia Azul“.

Para quem não sabe, esse jogo é um conjunto de 50 desafios cujo último objetivo é acabar com a própria vida. Esse nome foi inspirado na vida da baleia azul cujo comportamento é análogo ao das crianças em depressão. Ela vaga por muito tempo perdida no mar até que termina seus dias encalhada e morta em alguma praia. Assim é com o jovem em depressão. Como se não fizessem parte de um todo. Se sentem deslocadas e, por isso, mais propensas a participar de coisas ruins em que se sintam incluídas.

A Palestra foi mais um bate-papo entre os funcionários da Secretária com a Psicóloga Arlene. Falaram sobre a vulnerabilidade das crianças quando se veem excluídas das conhecidas panelinhas na Escolas. As vezes sofrem agressão ou outras formas de humilhação, o conhecido “bullying”, por parte dos colegas. É mais comum na adolescência pois, já que os jovens nessa fase ainda estão se descobrindo e muitas vezes, com a necessidade de se enturmar e serem aceitos por um grupo, acabam aceitando “desafios” para se encaixar. No caso dos adolescentes excluídos por colegas, ou ainda, perseguidos com atitudes depreciativas, e acabam desenvolvendo um quadro de depressão, veem no “Baleia Azul” uma oportunidade de ser aceito em algo.

Arlene ainda ressaltou a importância do diálogo dos pais com os filhos. Sobre a importância destes últimos em estimular a criança a criar metas a longo prazo. Terem objetivos que fortaleçam a vontade de viver e assim, combater comportamentos depressivos que exponham as crianças a tentação de participar de jogos como esses. Ainda alertou sobre a atitude de muitos pais que diminuem a tristeza das crianças como sendo  uma mera fase ou “birra”; o famoso “quer chamar a atenção”. Um problema que pode ser pequeno, depreciado, e sem o devido diálogo com os pais, inibe aos jovens em se abrirem diante de problemas que vão lhe ocorrendo. Aos poucos esses problemas vão se tornado uma bola de neve, transformando-se em um problema que o jovem não consiga suportar.

Os participantes comentaram sobre pais que temem mandar seus filhos para a Escola achando que possam ser vitimados pela “Baleia Azul”. Aparentemente alguns considerariam o tal jogo algum tipo de droga sendo distribuída clandestinamente nas escolas. Teoria essa errada pois, nas Escolas as crianças estariam sendo assistidas pelos professores e todos os profissionais presentes que certamente notariam qualquer mudança de comportamento. O perigo estaria dentro da própria casa, quando a criança acessa a internet, sem a vigilância dos pais. Se ela pertence a um âmbito familiar difícil e de pouco diálogo, a exposição a “Baleia Azul” é facilitada.

Na sexta-feira (28) Profissionais da Educação e alunos da Rede Municipal de Ensino, se juntaram em Passeata, no Centro de Quatro Barras, finalizando o trajeto na Câmara Municipal. Alunos de algumas Escolas Municipais estiveram participando de uma apresentação teatral falando sobre o tema abordado no dia anterior. Nesse dia o Encontro foi mais movimentado e proveitoso.

Mais informações a respeito da Passeata ocorrida no dia 28 cliquem aqui

Enviar esta notícia por e-mail

Seu nome: Seu e-mail:
Nome do seu amigo: E-mail do seu amigo:

Enviar Comentário

Seu nome: Seu e-mail:
Seu comentário:

Galeria de Fotos

Imagem
Fotos da 24a Reunião Ordinária
04/09/2017
Veja [+]

Imagem
Fotos da 23a Reunião Ordinária
28/08/2017
Veja [+]

Imagem
Fotos da 22a Reunião Ordinária
21/08/2017
Veja [+]






Câmara Municipal Quatro Barras | Paraná