Câmara inicia trabalhos de 2025 com expressiva participação popular

0
32
1º Sessão ordinária

Sessão realizada às 18 horas favorece presença da comunidade. Reunião voltou a ser transmitida pela Internet

O espaço do plenário Giovanna dos Reis Costa foi bastante aproveitado pelo prestígio da comunidade presente na segunda-feira(17), dia em que foi realizada a primeira Reunião Ordinária de 2025, na Câmara Municipal de Quatro Barras. O encontro abordou uma série de temas relevantes para o município, com a presença de importantes representantes da população e discussões sobre propostas que visam o desenvolvimento e o bem-estar da população.

A sessão teve início com a leitura e aprovação das atas de reuniões realizadas no final de 2024, além de duas reuniões extraordinárias de 24 de janeiro de 2025. Em seguida, foram lidos os vetos totais do Executivo Municipal a alguns projetos de lei, que foram encaminhados para análise das comissões da Casa Legislativa.

Na sequência, foi lido o Ofício nº 1055-2025, oriundo da Diretoria da Associação Industrial e Comercial de Quatro Barras e Campina Grande do Sul (QBCAMP), que aborda questões de interesse das áreas industrial e comercial de ambos os municípios e reforça a necessidade de estreitamento das relações com a Câmara Municipal.

Durante a reunião, destacou-se a participação de Claudiane de Fátima Ribeiro de Oliveira, representante da Associação Paranaense de Doenças Raras (APDRS), que se pronunciou sobre a importância da conscientização acerca das doenças e síndromes raras. Ela ressaltou que fevereiro, mês dedicado a essa causa, é o Fevereiro Lilás, período que busca chamar a atenção para essas patologias, que afetam milhões de pessoas.

A sessão também foi marcada pela leitura e encaminhamento às comissões de diversos projetos de lei e resoluções, com destaque para o Projeto de Lei nº 03/2025, de autoria do vereador Anderson Mendonça, que visa proibir a realização de shows e eventos destinados ao público infanto   juvenil que envolvam apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas. Outra proposição foi o Projeto de Lei nº 04/2025, de autoria da vereadora Jacqueline Joice Bertapeli Santos, que propõe a inclusão do “Dia da Marcha Para Jesus” no Calendário Oficial do Município. A vereadora também apresentou o Projeto de Lei nº 05/2025, que visa instituir o Concurso de Beleza Feminino “Miss Quatro Barras” como evento oficial do município.

Outro ponto relevante da sessão foi a leitura do Projeto de Resolução nº 03/2025, que propõe a criação do Programa “Câmara Itinerante”, uma iniciativa que visa levar as atividades da Câmara Municipal para diversos bairros de Quatro Barras, com o objetivo de promover maior aproximação entre os vereadores e a população.

Diversas indicações também foram apresentadas pelos vereadores, com propostas voltadas à melhoria da infraestrutura e qualidade de vida no município. O vereador Eduardo José Lago sugeriu, entre outras medidas, a criação de um informativo sobre a falta de água, em parceria com a Sanepar.

Por sua vez, a vereadora Jacqueline Joice Bertapeli Santos propôs a revitalização da Praça CEU no Bairro Jd. Menino Deus, al de outros temas lidos em plenário, que voltarão a apreciação conforme rito legal.

De autoria do vereador Sandro Eleno Andreatta (Prof. Leno), a indicação 12/2025 e 13/2025 trouxe ao Poder Executivo a reivindicação para que sejam realizados com urgência os reparos no asfalto nas esquinas da Rua Ulisses Zattoni com a Rua Jacob Zattoni e com a Rua Felício Borba Cordeiro, além do tapa-buraco na Rua Jacob Zattoni, no trecho sem pavimentação.

COPEL – Muitos que estiveram presentes na sessão tiveram suas expectativas frustradas diante da ausência de representantes da Copel, os quais haviam confirmado presença na reunião, a fim de esclarecer questões pertinentes a companhia e prejuízos gerados ao município.

Uma nova data está sendo programada para reunião junto a responsáveis da companhia.

PRESENÇA – A sessão contou com a participação do prefeito Loreno Tolardo, promotor da comarca de Quatro Barras dr. André Luiz de Araujo, secretários municipais, líderes comunitários e oficiais da Polícia Militar e Guarda Municipal.

A Câmara Municipal de Quatro Barras inicia o ano de 2025 reafirmando seu compromisso com a busca de soluções para os desafios enfrentados pelo município, sempre visando a promoção de melhorias para a população.

As sessões ordinárias ocorrem às segundas-feiras às 18 horas. As reuniões voltaram a ser transmitidas via streaming no canal da Câmara Municipal no YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui