Em reunião na Câmara, vereadores de Quatro Barras e Campina se unem para agenda positiva em prol do P. A. 24 Horas

0
271


A Prefeitura de Quatro Barras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em conjunto com a Câmara de Vereadores do município, promoveu na última quarta-feira (26), uma reunião entre os vereadores dos das duas cidades que pactuam o acordo de cooperação técnica em favor do Pronto Atendimento 24 Horas (P. A. 24h).

O encontro reuniu parlamentares de Quatro Barras e Campina Grande do Sul e teve o objetivo de fornecer um balanço dos serviços prestados pelo Pronto Atendimento 24 Horas desde 2021, quando iniciou operações.

Ao abrir o encontro, a secretária de Saúde de Quatro Barras, Daniela Ribeiro Cunha, que estava à frente da pasta em outra ocasião, em 2021, fez questão de lembrar as dificuldades encontradas em ter de implantar o equipamento hospitalar em pleno período de pandemia. “Foi um desafio imposto pelo governo do estado e que encaramos com responsabilidade”, comemorou.

Durante a reunião, ao serem comunicados sobre importantes dados, aspectos pertinentes aos procedimentos e atendimentos de pacientes, os pares entraram em consenso quanto a necessidade do poder público dar maior visibilidade às ações afirmativas do P. A. 24h.

O presidente do Poder Legislativo de Quatro Barras, vereador Fernando Cunha, propôs que os municípios se unam para a produção de campanhas informativas a população. “Num mundo de tente desinformação, é urgente que a população seja informada de forma intensa sobre os detalhes de funcionamento do Pronto Atendimento, toda sua dinâmica e, principalmente, quantas vidas são salvas pelas equipes que ali atuam”, apontou.

Juliana Sautner, diretora geral do P. A. 24h, comprovou em números que em dias de pico, mais de 200 pacientes chegam a ser atendidos no estabelecimento. Um fato curioso é que as segundas-feiras são os dias com maior presença de pacientes no local.

O médico Kalimam Silva Brito, diretor clínico e responsável técnico do Pronto Atendimento 24 Horas, lembrou que por se tratar de um serviço de emergência, o equipamento muitas vezes acaba tendo seu expediente sobrecarregado com atendimentos a pacientes que buscam o local e que não carecem, necessariamente, de assistência médica urgente, e que esse apoio pode ser encontrado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros. “Trata-se de uma norma técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) e que vale para todo território nacional”, reforça o médico.

Outro ponto informado durante a reunião foi sobre a classificação de risco na hora de realizar a triagem dos pacientes. O enfermeiro Rodrigo de Paula, coordenador de enfermagem e responsável técnico do P. A. 24h frente ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), esclareceu que a ordem de atendimento no complexo médico não tem relação alguma com ordem de chegada e sim com a prioridade necessária a ser dada para cada caso. “Isso muitas vezes gera insatisfação dos pacientes, mas é um protocolo internacional que seguimos à risca”, afirmou.

A maioria dos atendimentos registrados no P. A. 24h provém de moradores de Campina Grande do Sul. Em seguida de usuários do SUS cadastrados em Quatro Barras. Mas há registros de pacientes de outros municípios da Grande Curitiba e até mesmo de outros estados, já que pessoas que trafegam ao longo da rodovia BR 116, por exemplo, ao necessitarem de cuidados médicos emergenciais acabam procurando o Pronto Atendimento 24 Horas. “Não podemos negar suporte. Não somente a lei, mas por questão de humanidade mesmo, oferecemos atendimento a todos que nos procuram”, finaliza Juliana Sautner.

Além de todos os vereadores de Quatro Barras, participaram os seguintes parlamentares de Campina Grande do Sul: Pedro Café, Ismael Moraes, Marcelo Olégario, Leide de Souza, Cleverson Dalprá, Gefão Santos, Helton Colere, Roberto Simioni e Venicio Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui